Os vereadores de Trombudo Central estiveram reunidos nesta semana (segunda). Eles aprovaram o encaminhamento de um projeto de lei à Prefeitura. Também formaram comissão para licitação e levaram indicações de melhorias ao líder do governo. Esta foi a décima segunda sessão ordinária, da terceira Sessão Legislativa e décima quinta Legislatura.
\n\nDentro do uso da palavra em tribuna o vereador Jean Carlo Damasio destacou a visita que fez à Florianópolis no dia 24 de abril. Ele participou de uma reunião que destacava a reestruturação da Celesc. Se isso realmente acontecer a cidade de Rio do Sul poderá desativar o atendimento regionalizado para o Alto Vale. Desta forma o atendimento ocorreria somente em Blumenau.
\n\nJá o vereador Marlon Goede destacou que recebeu uma informação que afeta o setor de Agricultura do município de Trombudo Central. Segundo o vereador a Associação Ribeirão Kindel não está recebendo o repasse da Prefeitura e nas últimas semanas o atraso chegou próximo dos quatro meses. Uma das funções mais prejudicadas, segundo a associação, é a do manobrista.
\n\nDentro da reunião também houve a leitura da Redação Final do Projeto de Lei nº 06/2019 do Legislativo, englobando sua Emenda Modificativa e Aditiva nº 01/2019 que: DISPÕE SOBRE CONCESSÃO DE DIÁRIAS, ADIANTAMENTOS E RESSARCIMENTO DE COMBUSTÍVEL A VEREADORES E SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE TROMBUDO CENTRAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O projeto foi encaminhado à Prefeitura.
\n\nTambém foi realizada a apresentação e única votação do Projeto de Resolução n° 01/2019 do Legislativo que: Institui a COMISSÃO TEMPORÁRIA DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO LICITATÓRIO Nº. 01/2018 da Câmara Municipal de Trombudo Central - Santa Catarina. O vereador Jean Carlo Damásio foi escolhido o presidente da comissão.
\n\nDentro do espaço das explicações pessoais o vereador Marlon Goede ressaltou o abandono de cães e gatos na cidade de Trombudo Central. Destacou que alguma ação deveria ser feita para conter o aumento de animais abandonados. Além disso parabenizou o Hospital Trombudo Central pelos 52 anos e parabenizou os organizadores da festa na localidade Pouso da Caixa.
\n\nO vereador Jaime Guilherme também recebeu informações sobre um paciente que passou mal em Trombudo Central. A vítima precisou ser conduzida ao hospital por populares porque naquele momento o motorista da Secretaria de Saúde não estava disponível para fazer o traslado do paciente. Jaime pediu explicações ao líder do governo na Câmara. Jaime também cobrou melhorias nas bocas de lobo da Rua São Paulo.
\n\nO vereador Lauri Floriano também mostrou indignação em relação a estruturação da Celesc. Ele esteve em Florianópolis e relatou o descaso da Celesc por não ter enviado um representante oficial para debater o problema com vereadores e prefeitos do Alto Vale que estiveram na reunião. O atendimento regionalizado poderá ser transferido para Blumenau.
\n\nA próxima reunião ocorrerá no dia 6 de maio (segunda), a partir das 19h. A Câmara está situada na Avenida Arthur Müller, n° 290 - bairro Botafogo. O espaço funciona das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30. O contato é (47) 3544-0241.
\n\nAntes da sessão, as Comissões Permanentes também estiveram reunidas nesta semana (segunda). Elas são formadas pelos vereadores e servem para fazer uma primeira análise e acompanhar todo o processo dos projetos de lei.