Vereadores entregaram moção, pediram informação e aprovaram projetos de Lei

Os vereadores de Trombudo Central estiveram reunidos nesta semana (segunda). Várias ações foram desenvolvidas, entre elas, algumas moções apresentadas e aprovações de projetos de Lei. Também houve um pedido de informação sobre a situação da iluminação pública do município. Esta foi a vigésima sétima sessão ordinária, da terceira sessão legislativa e décima quinta legislatura.

\n\n

O vereador Marlon Goede entregou três indicações. A primeira solicitava a retirada de entulhos em um trecho da estrada na localidade Bracatinga. A segunda pede um estudo de viabilidade para instalação de placas sinalizadoras nas estradas do interior. E a terceira indicação solicita melhorias na iluminação pública na Vila Teodoro.

\n\n

O vereador Marlon Goede também apresentou nesta semana uma moção de repúdio. Ela está relacionada com a alíquota de 17% que agora é cobrada pela venda de alguns defensivos agrícolas no Estado de Santa Catarina.

\n\n

O vereador Marlon Goede entregou um pedido de informação sobre a situação da iluminação pública no município de Trombudo Central. O documento solicita detalhes da arrecadação, movimentação financeira e custos da administração com a iluminação.   

\n\n

O vereador Marlon Goede também fez uso da palavra na tribuna. Ele abordou a cobrança dos 17% sobre alguns defensivos agrícolas no Estado de Santa Catarina. Destacou que precisa ser aberto um diálogo com vereadores e deputados sobre o assunto. Além disso mostrou preocupação com os agricultores porque o preço dos produtos pode aumentar e dificultar a venda dos produtos.

\n\n

No momento da presidência houve a convocação para audiência pública, para discussão do projeto de lei n° 23/2019. O tema abordado será referente aos pontos limítrofes do perímetro urbano no município de Trombudo Central. A reunião será realizada no dia 27 (terça), às 19 horas, na Câmara de Vereadores.

\n\n

Ainda no momento da presidência o diretor da Secretaria de Cultura, Deivid Magrão, ocupou a tribuna. Ele destacou algumas ações realizadas pela pasta e divulgou detalhes da primeira edição do Fórum de Cultura que vai ocorrer na quinta-feira (22), em Trombudo Central. Ressaltou que o evento vai premiar dez prefeitos com o título de “Prefeito Amigo da Cultura” e servirá para ampliar a discussão sobre os eventos culturais na região.

\n\n

Houve também a leitura de duas redações finais de Projeto de Lei. O primeiro de n° 18/2019 do Executivo: RATIFICA AS ALTERAÇÕES REALIZADAS NO PROTOCOLO DE INTENÇÕES CONSUBSTANCIADO NO CONTRATO DE CONSÓRCIO PÚBLICO DA AGÊNCIA REGULADORA INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO (ARIS), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O segundo de n° 19/2019 do Executivo: ALTERA LEI MUNICIPAL 1.774 DE 30 DE ABRIL DE 2013, QUE DISPÕE SOBRE A POLÍTICA DE ATENDIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ESTABELECE A ESTRUTURA E O FUNCIONAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, DO CONSELHO TUTELAR, DO FUNDO MUNICIPAL DA INFÂNCIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

\n\n

Além destes, foram discutidos e aprovados em segunda votação dois projetos de Lei. O primeiro de n° 20/2019 do Executivo: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A PROCEDER BAIXA DE BENS DO PATRIMÔNIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O segundo de n° 21/2019 do Executivo: AUTORIZA A ALIENAÇÃO DE BENS MÓVEIS E SUCATAS QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

\n\n

Também foi apresentada uma emenda modificativa e aditiva n° 01 ao Projeto de Lei Complementar n° 05/2019 do Executivo, de autoria do vereador Jean Carlo Damasio. A emenda solicita a garantia por opção da massa asfáltica para pavimentação comunitária.

\n\n

Houve a apresentação do Projeto de Lei n° 23/2019 do Executivo: DISPÕE SOBRE OS PONTOS LIMÍTROFES DO PERÍMETRO URBANO NO MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL, ESTADO DE SANTA CATARINA.

\n\n

Dentro das explicações pessoais o vereador Fábio Ramos disse que não vai participar das discussões da ampliação do perímetro urbano. Ele alegou que tem um espaço adquirido por ele no local da discussão. E para não legislar em causa própria, e amparado pelo departamento jurídico da Câmara, ele optou por não se manifestar quando o assunto for discutido.    

\n\n

Dentro das explicações pessoais o vereador Jaime Guilherme da Silva disse que apoia o pedido de informação entregue por vereadores. Ele entende que a situação da iluminação pública em Trombudo Central precisa ser esclarecida, Além disso também pediu uma atenção especial em um dos trechos da estada da localidade Bracatinga.  

\n\n

Dentro das explicações pessoais o vereador Jean Damasio disse que também apoia o pedido de informação sobre a situação da iluminação pública em Trombudo Central. Destacou que essa é uma das funções do vereador. Elogiou a organização da festa na Vila Teodoro. Também ressaltou a importância da palestra organizada pela Ucavi, em Petrolândia, sobre a qualidade da água na região. Além disso também pediu maior diálogo sobre a carga tributária de 17% cobrada pela negociação de alguns defensivos agrícolas.  

\n\n

Dentro das explicações pessoais o vereador Edson Luiz Morais disse também que não vai participar das discussões da ampliação do perímetro urbano. Ele alegou que  mora e tem parentes que residem no local da discussão. E para não legislar em causa própria, e amparado pelo departamento jurídico da Câmara, ele optou por não se manifestar quando o assunto for discutido.   

\n\n

Dentro das explicações pessoais o vereador Marlon Goede elogiou os organizadores da festa promovida pela Comunidade Evangélica. Também destacou que aguarda com expectativa a liberação de algumas emendas que solicitou para deputados e senadores. Os recursos beneficiariam setores do município.

\n\n

Dentro das explicações pessoais o vereador Luiz Augusto Corrêa se comprometeu a levar todas as reclamações referentes ao sistema de iluminação pública em Trombudo Central. E disse que faria o possível para trazer respostas rápidas aos vereadores.

\n\n

Dentro das explicações pessoais o vereador Lauri Floriano parabenizou todos os envolvidos na organização da Olimbairros 2019. Foram mais de 750 moradores envolvidos com o torneio. Também elogiou o tema discutido na reunião da Ucavi, em Petrolândia. No sábado, os vereadores que marcaram presença na reunião, puderam obter informações atualizadas sobre a qualidade da água na região.  

\n\n

A próxima reunião vai ocorrer no dia 26 de agosto (segunda), a partir das 19h. A Câmara está situada na Avenida Arthur Müller, n° 290 - bairro Botafogo. O espaço funciona das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30. O contato é (47) 3544-0241.

\n\n

Antes da sessão, as Comissões Permanentes estarão reunidas durante a semana. Elas são formadas pelos vereadores e servem para fazer uma primeira análise e acompanhar todo o processo dos projetos de Lei.

\n