Vereadores encaminharam redações finais de três projetos de Lei

Os vereadores de Trombudo Central estiveram reunidos nesta segunda (7) para participar de duas reuniões. Uma delas foi a sessão extraordinária. A outra foi uma ordinária realizada na sequência. Nesta ocasião os legisladores do município encaminharam três redações finais, discutiram um e apresentaram mais um projeto de Lei. Esta foi a trigésima quarta sessão ordinária, da terceira sessão legislativa e décima quinta legislatura.

O vereador Jean Damasio entregou uma indicação. Através do documento ele pediu para a Prefeitura realizar o conserto de um buraco no calçamento da Rua Walter Bell. Segundo ele, alguns moradores que trafegam pelo local também solicitaram o conserto por questões de segurança e necessidade.

Houve a convocação para uma reunião extraordinária. Ela será realizada no dia 14 (segunda), a partir das 18h30, no plenário da Câmara. Será feita a discussão e segunda votação da Emenda Modificativa N° 01 ao Projeto de Lei Nº 29/2019 do Executivo que: DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA (LDO) PARA 2020, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

No momento da presidência o controlador interno da Prefeitura, Celso Marcelino, admitiu que alguns funcionários da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Trombudo Central estão recebendo muitas horas extras. Disse que a solução seria contratar mais funcionários, mas, ficaria muito mais caro para a administração. Reconheceu que a lei não permite e já repassou as informações para a Prefeitura sobre o problema causado.  

Também houve a leitura da redação final de três projetos de Lei. O primeiro de n° 26/2019 do Executivo: AUTORIZA TRANSFERÊNCIA DE TITULARIDADE DE UNIDADE RESIDENCIAL NO LOTEAMENTO POPULAR ERVINO JOSÉ DA CUNHA. O segundo de n° 27/2019 do Executivo: AUTORIZA TRANSFERÊNCIA DE TITULARIDADE DE UNIDADE RESIDENCIAL NO LOTEAMENTO POPULAR ERVINO JOSÉ DA CUNHA. E o terceiro de n° 28/2019 do Executivo: AUTORIZA REALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PREMIAÇÃO DO CONCURSO 2° PRÊMIO TC DE FOTOGRAFIA – TROMBUDO CENTRAL, NO OLHAR DE UM TURISTA E, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Além disso aconteceu a discussão e primeira votação da Emenda Modificativa n° 01 ao Projeto de Lei n° 29/2019 do Executivo: DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA (LDO) PARA 2020, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Os vereadores também apresentaram o Projeto de Lei n° 30/2019 do Executivo: PROMOVE ALTERAÇÕES NO ORÇAMENTO ANUAL DE 2019.

No espaço reservado à Tribuna do Povo o empresário Fernando Menegazzi fez uso da palavra. Ele solicitou a instalação de uma lombada física ou eletrônica no acesso à Trombudo Central, na rodovia BR-470. Explicou que adquiriu um terreno próximo ao local e nos próximos meses o fluxo de caminhões pesados no trecho vai aumentar. Mostrou preocupação com a atual situação e destacou que algo precisa ser feito.

Dentro das explicações pessoais o vereador Jean Damasio ressaltou que as empresas poderiam formar parcerias com a Prefeitura, nas instalações de lombadas físicas ou de outra obra que as duas partes considerem importante. A formalização da parceria poderia ser discutida entre o poder público e a iniciativa privada. Elogiou a campanha desenvolvida pela Câmara de Dirigentes Lojistas e destacou que ela pode beneficiar aquele que vende ou compra em Trombudo Central. Também parabenizou os novos membros eleitos do Conselho Tutelar e defendeu melhorias na estrutura de trabalho dos conselheiros. E por fim elogiou a comunidade luterana pela organização da Festa da Colheita.

Dentro das explicações pessoais o vereador Marlon Goede parabenizou a luta do empresário Fernando Menegazzi, que ocupou a tribuna e pediu agilidade na instalação de um lombada física ou eletrônica na Br-470. Elogiou os novos membros do Conselho Tutelar e os organizadores da Cavalgada Beneficente em prol do Hospital Trombudo Central. Além disso também destacou o bom trabalho realizado pelos organizadores na Festa da Colheita.   

Dentro das explicações pessoais o vereador Jaime Guilherme da Silva solicitou a operação tapa-buracos em algumas ruas do município. Disse ter ficado assustado com as informações que recebeu do controlador interno da Prefeitura de Trombudo Central. Está preocupado com o número de horas extras pagas para alguns funcionários da Secretaria de Saúde. Também elogiou o desempenho dos novos membros eleitos do Conselho Tutelar.  

Dentro das explicações pessoais o vereador Luis Augusto Corrêa também ressaltou a preocupação com a situação do acesso à Trombudo Central, pela BR-470. Destacou que já foi até Florianópolis para pedir providências e nada foi resolvido. Defendeu uma nova moção coletiva para ampliar o debate sobre o assunto. Elogiou os novos membros do Conselho Tutelar e fez um convite para que todos possam participar do evento alusivo ao Dia da Criança, que será realizado no dia 12, na praça localizada no Centro.

Dentro das explicações pessoais o vereador Lauri Floriano solicitou ao líder de governo para ajudar a resolver um problema na Prefeitura. Nos últimos dias ele tem procurado o setor competente para colaborar na manutenção da iluminação pública. Mas, a resposta que recebe é que a pessoa responsável está em período de férias. Solicitou que o problema fosse resolvido e que o setor não pode ficar dependente apenas de uma pessoa para auxiliar na manutenção da iluminação pública em Trombudo Central. Além disso também agradeceu a presença do empresário Fernando Menegazzi, que solicitou a instalação de uma lombada eletrônica ou física na Br-470. Disse que será sempre parceiro nessa luta.

A próxima reunião vai ocorrer no dia 14 de outubro (segunda), a partir das 19h. A Câmara está situada na Avenida Arthur Müller, n° 290 - bairro Botafogo. O espaço funciona das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30. O contato é (47) 3544-0241.

Antes da sessão, as Comissões Permanentes estarão reunidas durante a semana. Elas são formadas pelos vereadores e servem para fazer uma primeira análise e acompanhar todo o processo dos projetos de Lei.