Vereadores encaminharam leitura, aprovaram projetos de Lei e parecer de comissão

Os vereadores de Trombudo Central estiveram reunidos na segunda (30), para mais uma sessão ordinária, na Câmara. Os legisladores da cidade de Trombudo Central aprovaram a leitura da redação final de um projeto, aprovaram três projetos de Lei em segunda votação e aprovaram a leitura de um parecer da Comissão de Finanças e Orçamento. Esta é a terceira sessão legislativa, da décima quinta legislatura.

Houve a leitura da Redação Final do Projeto de Lei nº 25/2019 do Executivo: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A ADQUIRIR E DOAR BENS E/OU REPASSAR RECURSOS FINANCEIROS À CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE TROMBUDO CENTRAL – CDL E, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Também houve discussão e aprovação em segunda votação de três projetos de Lei. O primeiro de n° 26/2019 do Executivo: AUTORIZA TRANSFERÊNCIA DE TITULARIDADE DE UNIDADE RESIDENCIAL NO LOTEAMENTO POPULAR ERVINO JOSÉ DA CUNHA. O segundo de n° 27/2019 do Executivo: AUTORIZA TRANSFERÊNCIA DE TITULARIDADE DE UNIDADE RESIDENCIAL NO LOTEAMENTO POPULAR ERVINO JOSÉ DA CUNHA. E o terceiro de n° 28/2019 do Executivo: AUTORIZA REALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PREMIAÇÃO DO CONCURSO 2° PRÊMIO TC DE FOTOGRAFIA – TROMBUDO CENTRAL, NO OLHAR DE UM TURISTA E, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Além disso houve a aprovação da leitura do parecer da Comissão de Finanças e Orçamento do Cumprimento das Metas Fiscais estabelecidas pela LDO do 2° quadrimestre de 2019.

Dentro das explicações pessoais o vereador Marlon Klug fez um convite. Neste domingo pela manhã vai ocorrer uma Cavalgada Beneficente em prol do Hospital Trombudo Central. A concentração da comitiva está programada para às 6h30.

Dentro das explicações pessoais o vereador Marlon Goede fez um alerta para os outros vereadores. Destacou que a Prefeitura está gastando muito ao contratar cargos comissionados. Pediu para os vereadores ajudarem nesse tipo de fiscalização e ressaltou que está preocupado com os gastos. Além disso pediu que fosse realizada uma operação Tapa-Buracos na Rua Nereu Ramos.

Dentro das explicações pessoais o vereador Jean Damasio destacou que neste fim de semana vai ocorrer a Festa da Colheita, promovida pela comunidade luterana. Também pediu uma operação Tapa-Buracos na Rua Ernesto Prada. Além disso destacou que o município precisa contratar mais um médico para reforçar a equipe de atendimento ao paciente no município. As reclamações estão aumentando e seria importante uma resposta mais rápida por parte da Secretaria de Saúde. E concluiu lembrando que a população pode usar a Ouvidoria quando necessário.

Dentro das explicações pessoais o vereador Jaime Guilherme da Silva prometeu que vai intensificar as fiscalizações e disse que esse é o papel do vereador. Também revelou preocupação com os gastos da Prefeitura com as contratações dos cargos comissionados. Concordou que a prioridade é a contratação de mais um médico para reforçar a equipe da saúde de Trombudo Central. E por fim parabenizou a organização do Torneio de Inverno de Futsal.  

Dentro das explicações pessoais o vereador Luis Augusto Corrêa também concordou que a ferramenta da Ouvidoria da Câmara também poderia ser mais usada pelo munícipe. Parabenizou os organizadores do Festival de Inverno de Futsal. Além disso ressaltou que o preço que é cobrado pelas placas no ginásio é de 1,5 UFM (Unidade Fiscal Municipal), pelo metro quadrado.

Dentro das explicações pessoais o vereador Lauri Floriano lamentou mais uma morte registrada no trevo de acesso à Trombudo Central, na BR-470. Disse que a indecisão para instalar uma lombada eletrônica ou física na rodovia diminui ainda mais as condições de segurança dos motoristas e pedestres. Também parabenizou a professora Raquel que ganhou um prêmio pela coreografia que ensaiou com a fanfarra de Braço do Trombudo.

A próxima reunião vai ocorrer no dia 7 de outubro (segunda), a partir das 19h. A Câmara está situada na Avenida Arthur Müller, n° 290 - bairro Botafogo. O espaço funciona das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30. O contato é (47) 3544-0241.

Antes da sessão, as Comissões Permanentes estarão reunidas durante a semana. Elas são formadas pelos vereadores e servem para fazer uma primeira análise e acompanhar todo o processo dos projetos de Lei.