Vereadores encaminharam a redação final do projeto que amplia o perímetro urbano

Os vereadores de Trombudo Central estiveram mais uma vez reunidos. A reunião ordinária desta semana aconteceu no dia 16 (segunda). Os legisladores do município encaminharam a redação final do Projeto de Lei que amplia o perímetro urbano.  Agora a localidade Bracatinga I deixa de ser considerada área rural e integra o perímetro. Além disso foram discutidos e votados três projetos e apresentados mais quatro.  

O vereador Jean Carlo Damasio entregou uma indicação. No documento ele pede para a Prefeitura realizar o patrolamento e o encascalhamento da Rua Jorge Lacerda, do trecho da ponte de concreto até o limite com Agronômica. O local não oferece boas condições de tráfego de veículos e precisa de reparos.

No “Momento da Presidência” o secretário de Saúde da Prefeitura de Trombudo Central, Alécio Jung, ocupou a tribuna para prestar esclarecimentos. Ele trouxe informações sobre as horas extras que os motoristas recebem. Também explicou detalhes da estrutura, do balanço financeiro e dos custos para administrar a secretaria.

Houve a Leitura da Redação Final do Projeto de Lei n° 23/2019 do Executivo: DISPÕE SOBRE OS PONTOS LIMÍTROFES DO PERÍMETRO URBANO NO MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL, ESTADO DE SANTA CATARINA.

Também houve discussão e votação de três projetos de Lei. O primeiro de nº 05/2019 do Executivo, englobando sua Emenda Modificativa e Aditiva n° 01/2019: DISPÕE SOBRE O PROGRAMA DE PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL, ESTADO DE SANTA CATARINA, ATRAVÉS DO PROGRAMA DE PARCERIA COMUNITÁRIA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O segundo de n° 24/2019 do Executivo: PROMOVE ALTERAÇÕES NO ORÇAMENTO ANUAL DE 2019 e o terceiro de n° 25/2019 do Executivo: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A ADQUIRIR E DOAR BENS E/OU REPASSAR RECURSOS FINANCEIROS À CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE TROMBUDO CENTRAL - CDL E, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Além disso foram apresentados quatro projetos de Lei. O primeiro de n° 26/2019 do Executivo:  AUTORIZA TRANSFERÊNCIA DE TITULARIDADE DE UNIDADE RESIDENCIAL NO LOTEAMENTO POPULAR ERVINO JOSÉ DA CUNHA. O segundo de n° 27/2019 do Executivo: AUTORIZA TRANSFERÊNCIA DE TITULARIDADE DE UNIDADE RESIDENCIAL NO LOTEAMENTO POPULAR ERVINO JOSÉ DA CUNHA.

O terceiro de n° 28/2019 do Executivo: AUTORIZA REALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PREMIAÇÃO DO CONCURSO 2° PRÊMIO TC DE FOTOGRAFIA – TROMBUDO CENTRAL, NO OLHAR DE UM TURISTA E, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. E o quarto de n° 06/2019 do Executivo: ALTERA DISPOSITIVOS NA LEI COMPLEMENTAR N° 1999 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2017, QUE INSTITUI O CÓDIGO TRIBUTÁRIO DO MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL.

Na “Tribuna do Povo” o munícipe Fábio da Silva ocupou a tribuna. Ele pediu a contratação de mais um dentista para atender no município. Também falou que o trevo de acesso ao bairro Jalisco precisa de melhorias. Agradeceu a oportunidade e pediu mais atenção com as estradas do município.

Dentro das explicações pessoais o vereador Marlon Goede destacou que ainda precisa discutir melhor a proposta que pode ser apresentada pela Prefeitura. Segundo ele, a Prefeitura pretende pedir um empréstimo no valor de R$ 2,5 milhões e o tema precisa ser melhor discutido.  Também reforçou a participação da Câmara na ampliação do perímetro urbano e parabenizou todos os vereadores. Fez elogios para os organizadores da festa realizada na comunidade Sabugueiro e parabenizou a Prefeitura que está investindo em treinamentos para o médico veterinário

Dentro das explicações pessoais o vereador Jean Carlo Damasio parabenizou a comunidade Sabugueiro pela festa que organizou. Também parabenizou o Hospital Regional Alto Vale pelos 25 anos de serviços prestados. Salientou que um estudo sobre a instalação de rotatórias na cidade poderia ser feito para melhorar o trânsito. E também agradeceu o deputado estadual Laércio Schuster, que recebeu um pedido do vereador e repassou o pedido ao governador. O documento pede a limpeza e dragagem dos rios Braço do Trombudo e Trombudo Alto, em Trombudo Central.  

Dentro das explicações pessoais o vereador Jaime Guilherme da Silva ressaltou que todos os projetos que discute e vota na Câmara tem o objetivo de ajudar o morador de Trombudo Central. Destacou que o cartão-ponto deveria ser discutido para que todos da Prefeitura utilizasse. Também agradeceu o secretário de Saúde pelas explicações dadas no espaço reservado. E disse que vai continuar discutindo projetos para o bem do município.  

Dentro das explicações pessoais o vereador Luiz Augusto Corrêa agradeceu o secretário de Saúde pelas explicações e disse que sua preocupação é com a segurança dos motoristas e dos pacientes. A quantidade de horas trabalhadas pelos motoristas da Secretaria de Saúde de Trombudo Central também preocupa.     

Dentro das explicações pessoais o vereador Lauri Floriano disse que fez perguntas ao secretário de Saúde para esclarecer a situação dos motoristas. Destacou o trabalho realizado pelos vereadores na ampliação do perímetro urbano e apresentou uma denúncia que recebeu. Segundo informações colhidas, um paciente de Trombudo Central esteve em um hospital, precisou de um traslado de retorno e ficou esperando muitas horas para retornar. Também questionou o secretário porque a secretaria encontra dificuldades para contratar um médico para atender a população. E concluiu ressaltando problemas na iluminação pública, na localidade Fruteira.

A próxima reunião vai ocorrer no dia 23 de setembro (segunda), a partir das 19h. A Câmara está situada na Avenida Arthur Müller, n° 290 - bairro Botafogo. O espaço funciona das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30. O contato é (47) 3544-0241.

Antes da sessão, as Comissões Permanentes estarão reunidas durante a semana. Elas são formadas pelos vereadores e servem para fazer uma primeira análise e acompanhar todo o processo dos projetos de Lei.