Os vereadores de Trombudo Central estiveram reunidos nesta segunda-feira (27). Ao todo foram aprovados cinco projetos de Lei - alguns em primeira e outros em segunda votação. Eles também assinaram uma moção de contrariedade em relação à Casan. O motivo é que os novos cálculos propostos pela companhia deverão aumentar o preço da tarifa.
\n\nOs vereadores Jean Carlo Damasio e Fábio Ramos fizeram juntos duas indicações. A primeira solicita melhorias na SC 112, em um trecho de Trombudo Central localizado em frente a um galpão coletor de materiais. Existe um buraco que está oferecendo riscos aos pedestres e motoristas que passam próximo ao local. A segunda também pede melhorias. Desta vez o buraco citado está localizado na Rua Nereu Ramos, próximo ao Clube dos Idosos.
\n\nAlém disso, todos os vereadores aprovaram e assinaram uma moção de contrariedade. O documento revela que a Casan poderá aumentar a tarifa de vários consumidores de 12 a 18%. A medida gerou a insatisfação dos vereadores de Trombudo Central.
\n\nO vereador Marlon Goede ocupou a tribuna para reforçar um alerta que havia feito no início do ano. Hoje o município de Trombudo Central ocupa apenas a décima oitava posição na arrecadação com o setor de Agricultura, em comparação aos municípios do Alto Vale do Itajaí. Aproveitou os dados para pedir mais apoio ao homem do campo e incentivos aos agricultores que residem na cidade.
\n\nOs legisladores também aprovaram cinco projetos de Lei. No primeiro foi aprovada a discussão em segunda votação do Projeto de Lei n° 07/2019 do Executivo que: DENOMINA LOGRADOUROS PÚBLICOS. No segundo foi aprovada a discussão em segunda votação do Projeto de Lei n° 10/2019 do Executivo que: PROMOVE ALTERAÇÕES NO PPA QUADRIÊNIO 2018 - 2021, NA LDO 2019 E NO ORÇAMENTO ANUAL DE 2019. No terceiro foi aprovada a discussão em primeira votação do Projeto de Lei Complementar n° 02/2019 do Executivo que: ALTERA A LEI COMPLEMENTAR 1.479/2006 E SUAS ALTERAÇÕES POSTERIORES, QUE DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO. No quarto foi aprovada a discussão em primeira votação do Projeto de Lei n° 11/2019 do Executivo que: PROMOVE ALTERAÇÕES NA LOA 2019. E no quinto foi aprovada a discussão em primeira votação do Projeto de Lei n° 12/2019 do Executivo que: DENOMINA LOGRADOUROS PÚBLICOS.
\n\nNo espaço reservado à “Tribuna do Povo”, Aladim Coninch aproveitou o momento para fazer um convite para que todos possam prestigiar a décima oitava edição do Rodeio Crioulo.
\n\nDentro das explicações pessoais, o vereador Lauri Floriano destacou a importância das audiências públicas que são realizadas na Câmara de Vereadores. Marlon Klug elogiou os organizadores do Pedal das Neves e parabenizou o senador Dario Berger e o deputado Peninha pelos recursos garantidos para a construção do novo Posto de Saúde.
\n\nMarlon Goede, dentro das explicações, pediu mais apoio para os projetos voltados para a Agricultura Familiar. Sugeriu que o município compre mais produtos dos agricultores de Trombudo Central para abastecer as escolas. Também concluiu parabenizando os organizadores do Pedal das Neves.
\n\nO líder do governo, Luiz Augusto Corrêa, destacou no espaço das explicações pessoais que o terreno que abrigará a nova Câmara de Vereadores de Trombudo Central já recebeu melhorias da Secretaria de Obras da Prefeitura. O objetivo dos vereadores é iniciar as obras nos próximos meses.
\n\nJean Carlo Damasio, no espaço das explicações, destacou que a Rua Nereu Ramos (beira-rio) deveria ser contemplada com um projeto de instalação de calçadas. A medida deixaria o local mais bonito e tornaria a cidade ainda melhor para viver. Segundo ele as pequenas atitudes podem resultar em grandes ações para beneficiar todos que moram na cidade.
\n\nJaime Guilherme da Silva, nas explicações pessoais, voltou a pedir a atenção para a manutenção de pontos de ônibus da cidade. Além disso criticou o novo cálculo da Casan que deverá aumentar o preço da tarifa. E por fim voltou a lembrar que o aumento da taxa de lixo ainda não convenceu muitos moradores da cidade.
\n