Vereadores aprovaram cinco projetos e assinaram uma moção de contrariedade

Os vereadores de Trombudo Central estiveram reunidos nesta segunda-feira (27). Ao todo foram aprovados cinco projetos de Lei - alguns em primeira e outros em segunda votação. Eles também assinaram uma moção de contrariedade em relação à Casan. O motivo é que os novos cálculos propostos pela companhia deverão aumentar o preço da tarifa.

Os vereadores Jean Carlo Damasio e Fábio Ramos fizeram juntos duas indicações. A primeira solicita melhorias na SC 112, em um trecho de Trombudo Central localizado em frente a um galpão coletor de materiais. Existe um buraco que está oferecendo riscos aos pedestres e motoristas que passam próximo ao local. A segunda também pede melhorias. Desta vez o buraco citado está localizado na Rua Nereu Ramos, próximo ao Clube dos Idosos.

Além disso, todos os vereadores aprovaram e assinaram uma moção de contrariedade. O documento revela que a Casan poderá aumentar a tarifa de vários consumidores de 12 a 18%. A medida gerou a insatisfação dos vereadores de Trombudo Central.

O vereador Marlon Goede ocupou a tribuna para reforçar um alerta que havia feito no início do ano. Hoje o município de Trombudo Central ocupa apenas a décima oitava posição na arrecadação com o setor de Agricultura, em comparação aos municípios do Alto Vale do Itajaí. Aproveitou os dados para pedir mais apoio ao homem do campo e incentivos aos agricultores que residem na cidade.

Os legisladores também aprovaram cinco projetos de Lei. No primeiro foi aprovada a discussão em segunda votação do Projeto de Lei n° 07/2019 do Executivo que: DENOMINA LOGRADOUROS PÚBLICOS. No segundo foi aprovada a discussão em segunda votação do Projeto de Lei n° 10/2019 do Executivo que: PROMOVE ALTERAÇÕES NO PPA QUADRIÊNIO 2018 - 2021, NA LDO 2019 E NO ORÇAMENTO ANUAL DE 2019. No terceiro foi aprovada a discussão em primeira votação do Projeto de Lei Complementar n° 02/2019 do Executivo que: ALTERA A LEI COMPLEMENTAR 1.479/2006 E SUAS ALTERAÇÕES POSTERIORES, QUE DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO. No quarto foi aprovada a discussão em primeira votação do Projeto de Lei n° 11/2019 do Executivo que: PROMOVE ALTERAÇÕES NA LOA 2019. E no quinto foi aprovada a discussão em primeira votação do Projeto de Lei n° 12/2019 do Executivo que: DENOMINA LOGRADOUROS PÚBLICOS.

No espaço reservado à “Tribuna do Povo”, Aladim Coninch aproveitou o momento para fazer um convite para que todos possam prestigiar a décima oitava edição do Rodeio Crioulo.

Dentro das explicações pessoais, o vereador Lauri Floriano destacou a importância das audiências públicas que são realizadas na Câmara de Vereadores. Marlon Klug elogiou os organizadores do Pedal das Neves e parabenizou o senador Dario Berger e o deputado Peninha pelos recursos garantidos para a construção do novo Posto de Saúde.

Marlon Goede, dentro das explicações, pediu mais apoio para os projetos voltados para a Agricultura Familiar. Sugeriu que o município compre mais produtos dos agricultores de Trombudo Central para abastecer as escolas. Também concluiu parabenizando os organizadores do Pedal das Neves.

O líder do governo, Luiz Augusto Corrêa, destacou no espaço das explicações pessoais que o terreno que abrigará a nova Câmara de Vereadores de Trombudo Central já recebeu melhorias da Secretaria de Obras da Prefeitura. O objetivo dos vereadores é iniciar as obras nos próximos meses.

Jean Carlo Damasio, no espaço das explicações, destacou que a Rua Nereu Ramos (beira-rio) deveria ser contemplada com um projeto de instalação de calçadas. A medida deixaria o local mais bonito e tornaria a cidade ainda melhor para viver. Segundo ele as pequenas atitudes podem resultar em grandes ações para beneficiar todos que moram na cidade.

Jaime Guilherme da Silva, nas explicações pessoais, voltou a pedir a atenção para a manutenção de pontos de ônibus da cidade. Além disso criticou o novo cálculo da Casan que deverá aumentar o preço da tarifa. E por fim voltou a lembrar que o aumento da taxa de lixo ainda não convenceu muitos moradores da cidade.