Vereadores aprovam emenda, discutiram e apresentaram mais um projeto de Lei

Os vereadores de Trombudo Central estiveram reunidos para mais uma reunião ordinária nesta segunda (2). Os legisladores do município aprovaram emenda modificativa e aditiva. Além disso também discutiram e apresentaram mais um projeto de Lei. Esta foi a vigésima nona sessão, da terceira legislativa e décima quinta legislatura.

Os vereadores Jean Carlo Damasio, Fábio Ramos, Jaime Guilherme da Silva, Lauri Floriano e Luiz Augusto Corrêa entregaram uma indicação. Eles pedem que a Prefeitura providencie a pintura no meio-fio na Rua Arthur Muller. O motivo é que os veículos acabam estacionando dos dois lados e atrapalham o tráfego.

Os vereadores Jean Carlo Damasio, Jaime Guilherme da Silva e Lauri Floriano entregaram uma indicação. Eles pedem que a Prefeitura realize a limpeza da boca de lobo que esta entupida, localizada na Rua Joinville em frente à esquina da Rua do colégio estadual.

No momento da Presidência o secretário de Administração e Finanças da Prefeitura Municipal de Trombudo Central, Geziel Balcker, fez uso da tribuna. Ele falou das reclamações recebidas sobre a situação da iluminação pública no município. Disse que quando assumiu o cargo os recursos não eram tão significativos. Aproveitou para destacar que uma nova empresa, que venceu a licitação, está providenciando a revisão e substituição da iluminação em pontos que precisam.

Os vereadores discutiram e aprovaram em segunda votação a emenda modificativa e aditiva n°1 ao Projeto de Lei Complementar n° 5/2019 do Executivo, de autoria do vereador Jean Carlo Damasio. A emenda solicita a garantia por opção da massa asfáltica para pavimentação comunitária.

Também dicutiram e aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei n° 23/2019 do Executivo que: DISPÕE SOBRE OS PONTOS LIMÍTROFES DO PERÍMETRO URBANO NO MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL, ESTADO DE SANTA CATARINA. Além disso houve a apresentação do Projeto de Lei n° 24/2019 do Executivo que: PROMOVE ALTERAÇÕES NO ORÇAMENTO ANUAL DE 2019.

Dentro das explicações pessoais o vereador Edson Luiz Moraes destacou que se absteve da votação sobre o perímetro urbano na localidade Bracatinga por uma orientação do Departamento Jurídico da Câmara. Salientou que mora, tem familiares residindo no local e não poderia votar em causa própria.

Dentro das explicações pessoais o vereador Jean Carlo Damasio parabenizou o público que marcou presença na sessão desta segunda na Câmara. Ressaltou a importância do projeto “A Escola na Câmara” e prometeu discutir a inclusão de associações. Além disso destacou a importância da pintura do meio-fio na rua Joinville.  

Dentro das explicações pessoais o vereador Marlon Goede também parabenizou o público presente na sessão da Câmara. Pediu para que seja resolvido os problemas ocasionados no espaço que abrange a praça, no Centro e o Terminal Rodoviário. Também pediu para a Prefeitura separar um espaço para o estacionamento dos veículos na Secretaria de Agricultura de Trombudo Central. E destacou a importância da ampliação do perímetro urbano na localidade Bracatinga.

Dentro das explicações pessoais o vereador Jaime Guilherme da Silva destacou que vai tentar ampliar uma discussão com vereadores e representantes da Prefeitura para estudar a redução na cobrança da taxa do recolhimento do lixo. Também parabenizou os organizadores da Olimbairros. Além disso cobrou a Prefeitura para que seja dada uma resposta pelo Dnit que prometeu instalar redutores de velocidade no trevo instalado na BR-470. E por fim ele pediu para o Departamento de Esportes de Trombudo Central ser reconhecido e nomeado como uma secretaria.

Dentro das explicações pessoais o vereador Luiz Augusto Corrêa também elogiou e falou da importância do projeto “A Escola na Câmara”. Também destacou que torce para que um novo espaço seja construído para abrigar os alunos do Centro de Educação Básica Alberto Balduino Barffeld. E agradeceu os vereadores que votaram pela ampliação do perímetro urbano da localidade Bracatinga.

Dentro das explicações pessoais o vereador Lauri Floriano pediu para a Prefeitura ampliar para sentido duplo a Rua Blumenau. Além disso pediu para pintar um dos lados de amarelo para evitar o estacionamento e facilitar o trânsito de veículos. Elogiou e agradeceu os professores e alunos que estão participando do projeto “A Escola na Câmara”. Parabenizou os organizadores da Olimbairros e convidou os presentes para participar da Festa de Rei e Rainha na Vila Teodoro.

A próxima reunião vai ocorrer no dia 9 de setembro (segunda), a partir das 19h. A Câmara está situada na Avenida Arthur Müller, n° 290 - bairro Botafogo. O espaço funciona das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30. O contato é (47) 3544-0241.

Antes da sessão, as Comissões Permanentes estarão reunidas durante a semana. Elas são formadas pelos vereadores e servem para fazer uma primeira análise e acompanhar todo o processo dos projetos de Lei.