Vereadores apresentaram três projetos e uma emenda

Os vereadores de Trombudo Central estiveram reunidos na segunda-feira (4). Dentro da reunião ordinária os legisladores apresentaram três projetos de Lei e uma emenda. Esta foi a trigésima oitava sessão, da terceira sessão legislativa e décima quinta legislatura.

Os vereadores Jean Carlo Damasio, Jaime Guilherme e Lauri Floriano apresentaram três indicações. Na primeira eles pediram para ser feita a iluminação pública na nova ponte que liga a Rua México ao Bairro Vila Nova. Moradores que trafegam no local também reclamaram por questões de segurança e necessidade.

Na segunda indicação eles pediram para ser feito o conserto de um buraco que se encontra aberto na Rua Nereu Ramos. E na terceira indicação os vereadores pediram para fazer o levantamento das grades, das bocas de lobo, que estão mais baixas que o asfalto - desde o viaduto até em frente à Igreja Católica. Moradores reclamaram por questões de segurança.  

O vereador Marlon Goede foi autor de uma moção de APELO E REPÚDIO à OPERADORA CLARO, que foi assinada por todos os vereadores. Eles pediram para a empresa melhorar a qualidade do sinal no município.

Houve a apresentação e única votação do Projeto de Resolução n° 03/2019 do Legislativo que: CONCEDE LICENÇA NÃO REMUNERADA AO VEREADOR MARLON GOEDE, DA CÂMARA MUNICIPAL DE TROMBUDO CENTRAL - SANTA CATARINA.

Também foram apresentados mais dois projetos de Lei n° 32/2019 do Executivo: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CONTRATAR OPERAÇÃO DE CRÉDITO COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O outro projeto, de n° 33/2019 do Executivo: que AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CONCEDER BRINDE NATALINO AOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO.

Também foi apresentada uma emenda modificativa e aditiva n° 01 ao Projeto de Lei n° 31/2019 do Executivo que: ESTIMA RECEITA E FIXA DESPESA DO MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL PARA O EXERCÍCIO DE 2020 - LOA.

Dentro das explicações pessoais o vereador Jaime Guilherme pediu informações sobre o britador que seria adquirido pela Prefeitura de Trombudo Central. Os vereadores aprovaram uma lei para a prefeitura adquirir o equipamento, mas, até agora não receberam mais informações sobre o assunto. Também pediu informações sobre exames, agendamento e o acerto que foi feito com o Consórcio da Amavi ligado à área de saúde.

Dentro das explicações pessoais o vereador Jean Damasio solicitou o aumento de policiais na cidade. O governo estadual anunciou que vai reforçar o efetivo e alguns deles poderiam melhorar a estrutura da segurança no município de Trombudo Central. Também deu boas-vindas à vereadora Bia, que vai assumir o posto de veredora por um mês no lugar de Marlon Goede.

Dentro das explicações pessoais o vereador Marlon Goede destacou que a Pamplona Alimentos também conseguiu permissão de exportação para a China. Também recebeu informações sobre um recurso de aproximadamente R$ 800 mil, ligado ao petróleo, que o município poderá receber até o fim do ano. Também deu boas-vindas à vereadora Bia que assumirá no lugar dele por um mês.

Dentro das explicações pessoais o vereador Luis Augusto Corrêa destacou que os vereadores precisam pensar em novas moções que solicitam lombadas físicas ou eletrônicas nas estradas em Trombudo Central. Também elogiou o trabalho feito pela Secretaria de Obras na subida de acesso ao hospital. E destacou que uma emenda modificativa ao projeto da Lei Orçamentária Anual poderia “engessar a administração”.

A próxima reunião vai ocorrer no dia 11 de novembro (segunda), a partir das 19h. A Câmara está situada na Avenida Arthur Müller, n° 290 - bairro Botafogo. O espaço funciona das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30. O contato é (47) 3544-0241.

Antes da sessão, as Comissões Permanentes estarão reunidas durante a semana. Elas são formadas pelos vereadores e servem para fazer uma primeira análise e acompanhar todo o processo dos projetos de Lei.