Vereadores apresentaram oito indicações e três moções

Os legisladores de Trombudo Central estiveram reunidos na segunda-feira (2) para realizar mais uma reunião ordinária - a quarta do ano. Desta vez os vereadores apresentaram oito indicações e três moções. Também foi votado um projeto de Lei e apresentado mais um pelos vereadores. O grupo compõe a quarta sessão legislativa, da décima quinta legislatura.

O vereador Jean Damásio apresentou uma moção que foi assinada por todos os vereadores. Trata-se de uma moção de apoio à reivindicação formulada pela Aprasc - Associação de Praças do Estado de Santa Catarina, para que seja feita a reposição integral das perdas inflacionárias do período compreendido entre os anos de 2014 a 2019 aos profissionais desta categoria.

O vereador Marlon Goede apresentou uma moção que foi assinada por todos os vereadores. A moção de aplauso presta uma homenagem ao ex-servidor público Osnildo Justino da Silva, pelos serviços prestados junto à Secretaria de Agricultura de Trombudo Central, no cargo e função de Inseminador. 

O vereador Lauri Floriano apresentou uma moção que foi assinada por todos os vereadores. A moção de aplauso presta uma homenagem a ex-servidora pública Giane Dilma Schweder, pelos serviços prestados junto à Secretaria de Educação de Trombudo Central, no cargo e função de Professora.

Os vereadores Jaime Guilherme, Jean Damasio, Lauri Floriano e Marlon Goede apresentaram juntos uma indicação. Eles pediram para a Prefeitura fazer a manutenção da iluminação pública nos postes AC 181 e AC 182, da Vila Teodoro, próximo à empresa Hedler Indústria de Alimentos.

Os vereadores Jaime Guilherme, Jean Damasio, Lauri Floriano e Marlon Goede apresentaram mais uma indicação. Eles pediram para a Prefeitura fazer a manutenção, o patrolamento e a macadamização da Rua Nivaldo da Silva.

Os vereadores Jaime Guilherme, Jean Damasio, Lauri Floriano e Marlon Goede apresentaram mais uma indicação. Eles pediram para a Prefeitura fazer a troca das lajotas no Bairro Liberdade.

O vereador Jean Damasio apresentou uma indicação. Ele pediu para a Prefeitura fazer a manutenção e o reparo dos buracos no calçamento da Rua Joinville, próximo ao comércio do May Informática e Titus Lanches.

O vereador Jean Damasio apresentou mais uma indicação. Ele pediu para a Prefeitura fazer a manutenção e o reparo no calçamento da Rua Blumenau, que apresenta vários desníveis.

O vereador Marlon Goede apresentou uma indicação. Ele pediu para a Prefeitura realizar a manutenção e a limpeza do bueiro, que fica localizado ao lado da Associação de Agricultores do Ribeirão Kindel.

O vereador Marlon Goede apresentou uma indicação. Ele pediu para a Prefeitura fazer a manutenção e a limpeza do bueiro que fica localizado na estrada geral de Ribeirão Kindel, ao lado da propriedade de Ingo Ulhendorf.

O vereador Marlon Goede apresentou mais uma indicação. Ele pediu para a Prefeitura fazer a manutenção e o conserto do distribuidor de fertilizante líquido. 

O vereador Marlon Goede ocupou a tribuna. No discurso ele leu um o texto que homenageava o ex-servidor público Osnildo Justino da Silva, pelos serviços prestados junto à Secretaria de Agricultura de Trombudo Central, no cargo e função de Inseminador. Ele foi o autor desta moção que foi assinada por todos os vereadores.

Houve a discussão e aprovação, em primeira votação, do Projeto de Lei n° 02/20120 do Executivo: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A PROCEDER BAIXA DE BENS DO PATRIMÔNIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Também houve a apresentação do Projeto de Lei n° 03/20120 do Executivo: PROMOVE ALTERAÇÕES NO ORÇAMENTO ANUAL DE 2020. O projeto foi encaminhado para a análise das comissões permanentes.

O ex-servidor público Osnildo Justino da Silva ocupou a “Tribuna do Povo”. Ele recebeu uma moção pelos serviços prestados junto à Secretaria de Agricultura de Trombudo Central, no cargo e função de Inseminador. No discurso ele agradeceu todas as pessoas que trabalharam com ele e se colocou à disposição para continuar ajudando os agricultores do município.

Dentro das explicações pessoais o vereador Jean Damasio destacou a importância da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, de 17 para 12%. A medida vai tornar o Estado e as cidades mais competitivas. Além disso, a oferta de emprego pode aumentar. Também fez questão de ressaltar que sempre lutou pela segurança pública do município e será sempre parceiro das ações relacionadas. Por fim parabenizou o trabalho realizado pelo ex-funcionário Osnildo Justino da Silva.

Dentro das explicações pessoais o vereador Marlon Goede parabenizou o trabalho realizado pelo ex-funcionário público Osnildo Justino da Silva. Ele realizou a função de inseminador e colaborou bastante com as ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Trombudo Central. Destacou que ele é um exemplo para muitos que exercem a mesma função no Estado.

Dentro das explicações pessoais o vereador Lauri Floriano destacou que esteve reunido com o deputado estadual Ismael. Ele disse que deve conseguir a liberação de R$150 mil que serão destinados para o Centro de Educação Infantil que está localizado no KM5. Destacou também que as obras realizadas pela Prefeitura, na Tifa Prada, não ficaram boas e pediu para elas serem feitas novamente. E por fim ressaltou a importância do trabalho realizado pelo ex-funcionário Osnildo Justino da Silva.

Dentro das explicações pessoais o vereador Luiz Augusto explicou a alteração proposta no orçamento. Com mais recursos a Prefeitura poderia asfaltar mais uma rua e mobiliar um futuro Posto de Saúde. Destacou também que vai verificar a qualidade das obras que são indicadas pelos vereadores. Além disso também reforçou o bom trabalho realizado pelo ex-funcionário Osnildo Justino da Silva.

Dentro das explicações pessoais o vereador Jaime Guilherme agradeceu a presença dos munícipes que acompanharam a sessão. Destacou que está empenhado para avançar nas obras da nova Câmara. O novo espaço vai proporcionar economia e receber mais eventos no local. Também destacou a importância da professora Giane para o município.

A próxima reunião ordinária vai ocorrer no dia 9 de março (segunda), a partir das 19h. A Câmara está situada na Avenida Arthur Müller, n° 290 - bairro Botafogo. O espaço funciona das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30. O contato é (47) 3544-0241.

Antes da sessão, as Comissões Permanentes estarão reunidas durante a semana. Elas são formadas pelos vereadores e servem para fazer uma primeira análise e acompanhar todo o processo dos projetos de Lei.