Vereadores apresentaram dez indicações e duas redações finais de projetos de Lei

Os vereadores de Trombudo Central estiveram mais uma vez reunidos na segunda-feira (26). Os legisladores do município, eleitos pelos moradores, apresentaram dez indicações e mais duas redações finais de projetos de Lei. Esta foi a vigésima oitava sessão ordinária, da terceira sessão legislativa e décima quinta legislatura.

Os vereadores Lauri Floriano, Jean Carlo Damasio e Jaime Guilherme da Silva entregaram uma indicação. Eles pedem para a Prefeitura fazer um estudo e a colocação de um corrimão no acesso que liga a ponte até a Rua México. Muitas crianças passam pelo local e os moradores pedem melhorias.

Os vereadores Lauri Floriano, Jean Carlo Damasio e Jaime Guilherme da Silva entregaram uma indicação. Eles solicitam para a Prefeitura realizar a manutenção e o reparo dos buracos nas Ruas de calçamento Gustavo Wloch e Guilherme Unbehann. Muitos moradores estão reclamado da quantidade de lajotas soltas no local.

Os vereadores Lauri Floriano, Jean Carlo Damasio e Jaime Guilherme da Silva entregaram uma indicação. Eles requerem para a Prefeitura realizar a manutenção e o reparo do calçamento na Rua Ernesto Prada, próximo ao terreno da nova sede da Câmara de Vereadores. Alguns moradores reclamaram das condições das calçadas.

Os vereadores Lauri Floriano, Jean Carlo Damasio e Jaime Guilherme da Silva apresentaram uma indicação. Eles pedem para a Prefeitura fazer a manutenção e o reparo da calçada localizada do lado direito de quem acessa a Rua Luísa Matteusi. Algumas lajotas cederam e o local ficou perigoso para pedestres e ciclistas.

Os vereadores Lauri Floriano, Jean Carlo Damasio e Jaime Guilherme da Silva apresentaram uma indicação. Eles pedem para a Prefeitura fazer um estudo e a instalação de um bebedouro de água no Ginásio de Esportes Walter Bell. Moradores e atletas que frequentam o local necessitam de um lugar apropriado para beber água.

Os vereadores Jean Carlo Damasio, Fabio Ramos, Jaime Guilherme da Silva e Lauri Floriano apresentaram uma indicação. Eles pedem a manutenção da cabeceira da ponte na Rua Ernesto Prada, mais precisamente a cabeceira do lado da antiga Ingredion que tem um desnível entre o final do calçamento e o início da ponte e que causa desconforto aos motoristas e problemas aos veículos que por ali passam.

Os vereadores Jean Carlo Damasio, Fabio Ramos, Jaime Guilherme da Silva e Lauri Floriano protocolaram uma indicação. Eles solicitam para a Prefeitura realizar a manutenção e conclusão da Rua Eric Dietrich (acesso ao cemitério). Moradores reclamam que o início da rua estar inacabado, causando transtornos e muita sujeira na rua. Os detritos e lama também acabam descendo e sujando um trecho da SC-281.

Os vereadores Jean Carlo Damasio, Fabio Ramos, Jaime Guilherme da Silva e Lauri Floriano apresentaram uma indicação. Eles pedem que a Prefeitura determine a pintura do meio-fio, de ambos os lados da Rua Getúlio Vargas em toda a sua extensão a fim de demarcar os pontos proibidos de estacionamento.

Os vereadores Jaime Guilherme da Silva, Jean Carlo Damasio e Lauri Floriano protocolaram uma indicação. Eles pedem para a Prefeitura providencia o conserto de um buraco, em frente à chapeação do Cassiano Zoboli. O local oferece perigo aos pedestres, ciclistas e os veículos que trafegam pelo local.

Os vereadores Jaime Guilherme da Silva, Jean Carlo Damasio e Lauri Floriano entregaram uma indicação. Eles pedem que a Prefeitura faça a manutenção e o reparo do acostamento desde a Praça do Centro até a Oficina do Paulinho. O local oferecer riso para pedestres e ciclistas que trafegam pelo local.

O vereador Marlon Goede ocupou a tribuna na sessão da Câmara. Ele parabenizou o governo estadual que revogou o aumento de impostos dos defensivos agrícolas. O preço poderia subir de forma considerável e prejudicar a produção dos agricultores. Também destacou a importância do aumento do repasse que será feito para a associação localizada no Ribeirão Kindell.

O vereador Jean Damasio ocupou a tribuna na sessão da Câmara. Ele destacou preocupação com a reforma tributária. Reforçou que os senadores e deputados federais precisam ser cobrados. Hoje o Estado de Santa Catarina tem o quarto parque industrial do Brasil. Além disso é o sexto que mais arrecada e o penúltimo que recebe o retorno do governo federal.

Houve também o encaminhamento de duas redações finais de dois projetos de Lei. O primeiro de n° 20/2019 do Executivo: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A PROCEDER BAIXA DE BENS DO PATRIMÔNIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. E o segundo de n° 21/2019 do Executivo: AUTORIZA A ALIENAÇÃO DE BENS MÓVEIS E SUCATAS QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Além disso houve a aprovação em primeira votação da emenda modificativa e aditiva n° 01 ao Projeto de Lei Complementar n° 05/2019 do Executivo, de autoria do vereador Jean Carlo Damasio. A emenda solicita a garantia por opção da massa asfáltica para pavimentação comunitária.

Dentro das explicações pessoais o vereador Jaime Guilherme salientou que procurou informações sobre a ausência de médicos, em alguns períodos. Destacou que procurou informações sobre o assunto, mas pede providências para que isso não permaneça. Ressaltou que o mais importante é manter um bom atendimento médico no município.    

Dentro das explicações pessoais o vereador Marlon Goede agradeceu a presença do público na sessão e elogiou os organizadores da Olimbairros 2019. Destacou a importância do Fórum Regional de Cultura realizado no município. O vereador também pediu mais investimentos da Prefeitura para o setor de Agricultura.  

Dentro das explicações pessoais o vereador Jean Damasio elogiou os organizadores da Olimbairros 2019. Reforçou o convite para a Festa de Rei que vai ocorrer na Vila Teodoro. Lembrou da importância do projeto “Câmara na Escola” e adiantou que quatro escolas já estão programadas para visitar a Câmara. Destacou que o convite poderia ser feito para outras associações para que todos conheçam melhor a Câmara.

Dentro das explicações pessoais o vereador Luiz Augusto Corrêa destacou a importância do Fórum Regional de Cultura. Também elogiou os organizadores da Olimbairros 2019. Disse que anotou algumas solicitações feitas nas indicações apresentadas. Prometeu que voltará a cobrar a Secretaria de Obras para realizar os serviços que precisam ser feitos o quanto antes.  

Dentro das explicações pessoais o vereador Lauri Floriano agradeceu a presença do público na sessão da Câmara. Além disso fez questão de agradecer os vereadores que representaram a Câmara em eventos na semana passada, devido aos compromissos que assumiu no Seminário da Uvesc em Treze Tílias.

A próxima reunião vai ocorrer no dia 2 de setembro (segunda), a partir das 19h. A Câmara está situada na Avenida Arthur Müller, n° 290 - bairro Botafogo. O espaço funciona das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30. O contato é (47) 3544-0241.

Antes da sessão, as Comissões Permanentes estarão reunidas durante a semana. Elas são formadas pelos vereadores e servem para fazer uma primeira análise e acompanhar todo o processo dos projetos de Lei.