Conheça a História de Anita Garibaldi.
Natural de Laguna, Ana Maria Ribeiro da Silva, popularmente conhecida como Anita Garibaldi, teve um grande papel durante a Guerra dos Farrapos.
Apesar de viver em um ambiente difícil, em que teve que se casar pela primeira vez com apenas 14 anos para ajudar no sustento familiar, a catarinense desde cedo possuía um espírito independente e defendia seus ideais. Sua missão na batalha se intensificou ainda mais quando se uniu a seu segundo marido, o general italiano Giuseppe Garibaldi.
Destemida, a lagunense se impôs bravamente durante os combates, carregando e disparando canhões, e executando fugas durante a gravidez de seu primeiro filho.
A ambição de Anita Garibaldi pela justiça foi além do território brasileiro, com seu marido, que também lutou na Batalha de Gianicolo, durante o processo de unificação da Itália. Com isso, Garibaldi conquistou o apelido de “Heroína dos Dois Mundos”, e foi erguido um monumento em homenagem à heroína em Roma.
Já em Santa Catarina, na cidade de Laguna, a antiga casa de Anita foi transformada em um museu aberto, com acervos históricos e objetos da revolucionária. Neste Dia da Mulher, Anita Garibaldi é a nossa referência de coragem e bravura, como uma mulher à frente de uma guerra.
Fonte: Clique e verifique a página que fez a publicação original