Indicações e pedido de informação marcaram a reunião desta semana

Os vereadores de Trombudo Central estiveram reunidos na segunda-feira (10). Indicações e pedido de informação marcaram o encontro dos legisladores. Esta foi a segunda sessão ordinária, da quarta sessão legislativa e décima quinta legislatura.

Os vereadores Jean Carlo Damasio e Lauri Floriano apresentaram duas indicações. Na primeira eles pediram para a Prefeitura consertar o calçamento da Rua Aleixo Venturi, que está com buracos e muitas pedras soltas. E na segunda indicação eles pediram melhorias na iluminação pública da Rua Joinville.

Os vereadores Marlon Goede e Fábio Ramos apresentaram três indicações. Na primeira eles pediram para a Prefeitura realizar a limpeza do bueiro que fica localizado na rua Ida Kruger. Na segunda eles pediram melhorias na estrada geral da Rua São Paulo. E na terceira pediram o encascalhamento e a manutenção da estrada geral Vitor Goede.

O vereador Marlon Goede apresentou uma moção de apelo ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e aos demais Deputados Estaduais. A moção manifesta apoio à aprovação do projeto de lei n° 0113.9/2019, de autoria do deputado Altair Silva, que “institui o fundo de manutenção e conservação das rodovias estaduais”. Ele também pediu informações sobre os fundos municipais ativos e inativos. Solicitou detalhes sobre a origem dos fundos, como eles são distribuídos e o que é feito com os recursos.  

Também houve discussão e aprovação, em primeira votação, do Projeto de Lei nº 01/2020 do Executivo que: CONCEDE REVISÃO GERAL ANUAL AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, ATIVOS E INATIVOS DO PODER LEGISLATIVO, INCLUSIVE AOS AGENTES POLÍTICOS, CONFORME ESTABELECE OS ARTIGOS 29, VI E 37, X, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E ARTIGO 17, II, DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE TROMBUDO CENTRAL, ATENDENDO AINDA O PREJULGADO N° 2102 DO TCE/SC E, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Dentro das explicações pessoais o vereador Jean Carlo Damasio destacou que está garantindo recursos para a APAE, através de emenda do deputado Gilson Marques. Destacou que vai continuar lutando para garantir mais recursos. Também destacou a importância do curso básico de atendimento emergencial organizado pelos bombeiros de Trombudo Central.

Dentro das explicações pessoais o vereador Marlon Goede parabenizou o vereador Jean Damasio pelos recursos que está conseguindo para ajudar a APAE. Além disso ele também lembrou da importância do pedido da informação e das indicações que apresentou nesta semana na Câmara.  

Dentro das explicações pessoais o vereador Lauri Floriano voltou a pedir melhorias nas bocas de lobo da estrada Joaquim Prada. Reclamou também que muitos pedidos da população e dos vereadores não são atendidos pela Prefeitura. Também valorizou o trabalho dos bombeiros que realizam orientações através de um curso básico de atendimento emergencial.

Dentro das explicações pessoais o vereador Luiz Augusto Corrêa revelou que foi escolhido para ser o líder de governo na Câmara, em 2020. Prometeu que vai levar todos os pedidos aos setores da Prefeitura. Informou também sobre as obras da ciclovia. Ela será feita em duas etapas. A primeira parte até a APAE e a segunda até a BR-470. Além disso também valorizou os bombeiros que realizam cursos de atendimento emergencial.

A próxima reunião ordinária vai ocorrer no dia 17 de fevereiro (segunda), a partir das 19h. A Câmara está situada na Avenida Arthur Müller, n° 290 - bairro Botafogo. O espaço funciona das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30. O contato é (47) 3544-0241.

Antes da sessão, as Comissões Permanentes estarão reunidas durante a semana. Elas são formadas pelos vereadores e servem para fazer uma primeira análise e acompanhar todo o processo dos projetos de Lei.