DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Mais Imagens



SERÁ FACULTATIVO O PONTO DOS SERVIDORES QUE COMPÕEM O QUADRO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TROMBUDO CENTRAL EM 28 DE OUTUBRO DE 2016, DE ACORDO COM A PORTARIA N° 58/2016.

O Dia do Servidor Público aparece na Lei Federal n° 8.112 e no Decreto Lei n° 1.713, é celebrado no dia 28 de outubro de cada ano.

A data não é feriado nacional, mas os gestores tendem a dar este dia como ponto facultativo como reconhecimento do trabalho.

É celebrado por todas as esferas de poder (municipal, estadul e federal) e por todos os cargos.


CURIOSIDADE!

Origem do Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.

Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área.

Assim, o artigo 236 da lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.

Fonte:https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-servidor-publico/