21ª SESSÃO ORDINÁRIA

Mais Imagens



 

Vereadores Presentes: Cristiano Jeremias Meyer, Edson Luiz Morais, Fabio Ramos, Jean Carlo Damasio, Lauri Floriano, Luiz Augusto Correa, Marlon Goede e Marlon Klug.

Vereador Jaime Guilherme da Silva, justificada a falta pelo falecimento de seu pai.

 


- MOÇÃO Nº 010/2017, de autoria dos vereadores Marlon Goede e Fabio Ramos.

Moção de apelo ao Governador do Estado De Santa Catarina e ao seu Secretário de Segurança Pública. REQUER: moção de apelo e reinvindicação ás autoridades para a tomada de medidas que propiciem o reforço das forças de segurança pública, visando a manutenção da lei, da ordem, para a garantia da paz e defesa dos cidadãos da comarca de Trombudo Central, aumentando o efetivo de agente de policia civil desta nossa comarca. Que o exmo. Sr. Raimundo Colombo, governador do estado de Santa Catarina e o exmo. Sr. Cesar augusto Grubba, Secretário De Segurança Pública, determinem que sejam lotados, além do efetivo atual, mais seis agentes de Polícia Civil. JUSTIFICATIVA: Atualmente apenas oito policiais e um delegado respondem por quatro delegacias da comarca de Trombudo Central. Além da delegacia do município sede, há também as delegacias dos municípios de Pouso Redondo, Agrolândia e Braço do Trombudo, sendo que os quatro municípios juntos contém aproximadamente trinta e cinco mil habitantes. Considerando que tem ocorrido um crescimento constante do número de crimes, constata-se a escassez no recurso de pessoal nas delegacias de polícia desta comarca. Salientando-se que, em virtude da falta de efetivo policial, não há na comarca o atendimento em horário integral, tampouco o plantão de polícia, de modo que a maior parte das ocorrências acontece fora do horário de expediente, sendo encaminhadas à Central de Polícia da comarca de Rio do Sul, que fica aproximadamente vinte e cinco quilômetros da Delegacia sede desta comarca. Considerando que esta comarca conta com número reduzido de agentes da segurança pública para garantir a segurança de seus habitantes, solicitamos que sejam lotados, além do efetivo atual, pelo menos mais seis agentes de polícia. Sabe-se que o assunto de segurança pública deve estar entre as prioridades do Estado, porém, em Santa Catarina é alarmante o efetivo atual. Assim, a sociedade civil clama a este poder legislativo por medidas que possam resultar na melhoria das condições de segurança, então, esta Casa Legislativa e a população desta comarca vêm mui respeitosamente pedir providências dos respectivos departamentos.

 

- INDICAÇÃO Nº 049/2017 do vereador Jean Carlo Damasio. REQUER: Ao poder executivo municipal que determine ao setor competente o patrolamento e a macadamização da Transfaler. JUSTIFICATIVA: A pedido dos moradores daquela rua que relatam vários problemas de buracos, erosões e lama ocasionados pelo mau tempo e vários dias chuvosos.

 


MOMENTO DA PRESIDÊNCIA:

 

PRONUNCIAMENTO NA TRIBUNA:

- Delegado da Polícia Civil: Aderlan Angelo Camargo.

Assunto: efetivo na comarca e segurança pública em geral.

                                         


ORDEM DO DIA:

    

Apresentação:

- PROJETO DE LEI Nº 022/2017 do Executivo que, altera o art. 1º e suprime parágrafo único do art. 2º da Lei Municipal 1911 de 05 de abril de 2016, que institui Auxilio Alimentação aos Servidores Públicos do Poder Executivo no âmbito da administração pública municipal de Trombudo Central, e dá outras providências.

 


EXPLICAÇÕES PESSOAIS:

 

Vereador Marlon Goede: Moção para aumento do efetivo da Polícia Civil; - Instalação do Projeto Bem-te-vi em Trombudo Central; - Elogiou a Festa de São Pedro, no Km 05 e festa na localidade de Pouso da Caixa; - Convite para o Baile da Neve no Tamoio e para a Festa de reis no Km 10.

 

Vereador Jean Carlo Damasio: Pedágio da APAE em Trombudo Central que arrecadou R$ 12.538,00; - Dois Grupos da Jovens e implantação do Programa Vereadores Mirins; - Projeto Câmara Itinerante; - Instalação do Projeto Bem-te-vi;

 

Vereador Luiz Augusto Corrêa: Justificou ausência na sessão anterior; - Agradeceu por trabalho realizado pela Secretaria de Obras; - Falta de recursos do Estado para implantação do Projeto Bem-te-vi em Trombudo Central;

 

Vereador Edson Luiz Morais: Agradeceu à Administração municipal pela instalação de placas indicando a localização do CEI Pinguinho de Gente; Enalteceu o trabalho do Secretário de Obras, Gilmar Maciel dos Santos.

 

Matéria produzida por: ADILSON SCHMITZ, jornalista JP 03495 SC.